Que Zona é essa?????

18/11/2019

Frequência Cardiaca, Zonas de treinamento e melhora no desempenho.

Zona cardíaca de treinamento, ela pira a gente, e tem hora que nem queremos saber dela, mas sem trabalhar este elemento não vamos evoluir. Assim como a regularidade nos treinos é fundamental, treinar em zonas de frequências diferentes estimula o corpo de forma distinta e isso é um fator aliado para a melhoria. Para dimensionar a zona de frequência individual, primeiramente, se deve saber a frequência cardíaca máxima, que pode ser diagnosticada num teste de esforço ou com uma fórmula dentro da qual diminuímos a nossa idade ao número 220. Normalmente existem 5 tipos de zonas alvo e cada uma age no corpo de uma forma.

Zona 1 : Alguns a consideram uma zona muito leve, outros dizem que ela é chata, os atletas preguiçosos amam, o batimento cardíaco deve estar entre 50% e 60% da frequência máxima, é indicada para pessoas que estão saindo do sedentarismo, para atletas de alta intensidade ela é indicada para aquecimento e desaquecimento. Exercícios realizados dentro dessa zona beneficiam fortalecimento do coração, diminuição das taxas de colesterol e redução do risco de doenças degenerativas.

Zona 2 (Aeróbia Lipolítica): É considerada uma atividade leve, sabe o famoso "tô de boa", então é onde ele mora. A frequência cardíaca fica dentro de 60% e 70% da frequência máxima, o que ajuda no processo de queimação de gordura e fortalecimento do coração, pois este órgão começa a aproveitar mais os benefícios do treinamento aeróbio.

Zona 3 (Limiar Aeróbia) : É considerada nível de atividade moderada, alguns inconsequentes não gostam muito e acham que estão perdendo tempo, mas ela é importantíssima para adquirir resistência física. A zona cardíaca oscila entre 70% e 80% da frequência máxima, dessa forma se trabalha o aumento da capacidade pulmonar e aumento do número e tamanho dos vasos sanguíneos.

Zona 4 (mista): O corpo está entre 80% e 90% do cardio máximo, seu corpo está sob stress, o organismo passa a trabalhar em busca da melhor circulação de oxigênio nos pulmões. Com o tempo o desgaste físico tende a diminuir.

Zona 5 (o inferno) esforço máximo: Você está a mil por hora, atividade muito intensa, Os treinamentos nesta zona, são geralmente realizados por atletas que precisam de explosão, como corredores de curta distância, e devem ser realizadas pouquíssimas vezes, devido ao alto risco de lesão.  Cuidado, não morra!!!!

ATENÇÃO: Mantenha seus exames cardiológicos em dia, seu coração é o que mais importa pra nós e não pense que treinar morrendo TODOS OS DIAS vai te fazer evoluir, isso é mito!! Terminar uma prova morrendo não te faz guerreiro e nem guerreira, para ter este título você precisa insistir muito no que não gosta e no que não consegue fazer logo na primeira vez. Não queira iniciar um treinamento já achando que o Z5 vai te salvar. IMPORTANTE: Seu treinamento depende do seu foco!

© 2019 Beleza & Lifestyle por Maria. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora